O vitiligo é uma doença que leva à perda da cor da pele. Isso ocorre pela falta de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, o pigmento que dá tom à pele). Ela não é uma doença contagiosa nem traz riscos à saúde. Os principais sinais do vitiligo são as manchas brancas na pele (que podem também apresentar dor ou sensibilidade), o que muitas vezes leva a problemas psicológicos, como pouca interação social e baixa autoestima.
Alterações hormonais, exposição solar ou a agentes químicos, predisposição genética e alterações autoimunes podem ser as principais causas da doença, que pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é mais comum surgir por volta dos 20 anos de idade.
O vitiligo não tem cura, mas pode ser tratado. Em geral, o tratamento pode ser feito com cremes de corticoides, loções e fototerapia (exposição à radiação ultravioleta). Há também outros medicamentos, como os derivados de vitamina D e os imunossupressores, que induzem à repigmentação das regiões afetadas.